Enfermagem da UER recebe prêmio estadual por trabalho

(19/06/2015) A equipe de enfermagem da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu o prêmio de melhor pôster, entre 86 trabalhos inscritos no 12º Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP), realizado nos últimos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo, que reuniu 230 participantes.

O trabalho “Auditoria do Processo de Enfermagem em uma Unidade de Emergência: Uma Ferramenta Gerencial” analisou, por seis meses, o processo sistemático de cuidado com o paciente, que inclui o diagnóstico, a prescrição de medicamentos e a realização de procedimentos.

A auditoria é uma ferramenta para avaliar e melhorar a atuação dos profissionais da área. Na UER é feita entre parceria com o Departamento de Enfermagem do HC (DENF), responsável por iniciar o processo de auditoria no serviço prestado.

“O resultado do trabalho trouxe melhoria e qualidade à assistência e a premiação leva motivação para a equipe continuar realizando um bom atendimento”, afirma o diretor de enfermagem na Unidade de Emergência Referenciada (UER), Rafael Marconato (segundo da direita para esquerda).

Com o trabalho desenvolvido por Rafael, Michele de Freitas, Eliete Boaventura, Aline Pergola, Rita Dantas, Valdecir Monteiro e Yvete Carvalho, foram encontradas oportunidades de melhoria, o que levou à definição de ações para alcançar o aprimoramento.

“Ganhar esse prêmio significa que estamos avançando em conhecimento, trabalho com dados científicos e melhorando a assistência em enfermagem. É importante divulgar o conhecimento adquirido ao longo dos anos”, ressalta a enfermeira Katia Maria Rosa Vieira, que no evento representou o departamento de Enfermagem do HC.

Enfermeiros do DENF e do Hospital da Mulher-Caism fizeram parte da comissão organizadora do 12º ENFHESP, que acontece a cada dois anos. A primeira edição, em 1991 foi idealizada pela enfermeira Leda Fernandes, na época diretora do DENF-HC e organizada por enfermeiros e docentes da Faculdade de Enfermagem.

As discussões no 12º ENFHESP ficaram centradas no tema “Desafios dos Enfermeiros dos Hospitais de Ensino do Século XXI”, com o objetivo de promover troca de conhecimento científico entre hospitais de ensino, colocar profissionais do estado em contato uns com os outros e estimular a produção científica da área.

A próxima edição do ENFHESP acontecerá em 2017 na Unicamp, e será novamente organizado por enfermeiros do DENF, do Caism, por docentes da Faculdade de Enfermagem e profissionais de outros hospitais escola.

 

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save