Governador entrega novo helicóptero para resgates

(25/03/2015) A região de Campinas é a primeira no interior a ganhar mais um reforço para situações de resgate e emergência. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25, uma aeronave para o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), a "tropa de elite" do resgate médico estadual. Em quatro anos, foram cerca de 700 pousos do resgate aeromédico no heliponto do HC, a maioria dos pacientes vítimas de traumas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, afogamentos, queimaduras etc.
 
O superintendente do HC, João Batista de Miranda, compareceu ao evento e apresentou dados sobre os encaminhamentos feitos pelo grupamento ao hospital, o único na cidade que possui heliponto para este tipo de ocorrência. "Os atendimentos realizados dentro da primeira hora do acidente proporcionam uma alta taxa de sobrevivência e redução de sequelas nas vítimas. Nós damos continuidade à eficiência do serviço do Grau", destacou Miranda.
 
O helicóptero, modelo AS350 B2 Esquilo, alcança um raio de 60 km em apenas 20 minutos, permitindo o rápido acesso das equipes de saúde às vitimas, bem como sua transferência para uma unidade de alta complexidade como o HC da Unicamp. "Estamos entregando o primeiro helicóptero do Grau, novo, zero quilômetro, todo adaptado, o mais moderno, com alta potência, guincho para socorrer pessoas com cesta, atendimento rápido e estabilização", afirmou Alckmim.
 
O Esquilo também dispõe de uma tecnologia avançada como o sistema VEMD (Vehicule and Engine Multifunction Display), que permite a visualização dos parâmetros do motor e da aeronave agrupados em tela de cristal líquida e, consequentemente, garante maior facilidade e segurança ao vôo. Também possui GPS Garmim 500, que oferece recursos de maior precisão sobre trajetos, além de kits aeromédicos homologados como bombas de infusão, respiradores e monitores.
 
Mais de 130 médicos recém concursados foram capacitados para atuar como tripulantes operacionais nessas aeronaves, em conjunto com pilotos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foram investidos R$ 10 milhões para aquisição da aeronave, que vai reforçar o atendimento aeromédico e otimizará tanto as ações em saúde quanto as de policiamento. O governador também destacou que a Região Metropolitana de Campinas contará com duas aeronaves, “uma somente para a segurança, e a outra somente para o atendimento de saúde".
 
Caius Lucilius com Assessoria do Palácio dos Bandeirantes
Fotos: Luiz Granzotto e Edson Lopes Jr.
Share/Save