Vestiários do Centro Cirúrgico recebem novos armários

(16/03/2015) Experiências comprovam que um ambiente de trabalho acolhedor, leva à melhora do rendimento e qualidade de vida de colaboradores. Foi pensando nisso que o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp concluiu a troca de 65 armários localizados nos vestiários de funcionários do centro cirúrgico geral e ambulatorial. Ao todo, 676 profissionais foram beneficiados através de um investimento de R$ 63.807,00, do próprio hospital.
 
“As pessoas se sentem mais valorizadas. São ações que levam satisfação para aqueles que trabalham aqui”, afirma a diretora administrativa do Centro Cirúrgico, Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani, ao explicar outros benefícios da troca, como a higienização e o melhor aproveitamento da área física dos vestiários.
 
A ação faz parte do projeto de humanização e melhoria do ambiente de trabalho nos centros cirúrgicos, iniciado em 2012, que incluiu também, a afixação de nove painéis com imagens da natureza - parques, cachoeiras, florestas, montanhas, campos, praias, vales - distribuídos nas áreas em que circulam também, pacientes e acompanhantes. Além disso, a unidade recebe a cada semana, o músico Hilquias Alves, que percorre as salas de procedimentos tocando um saxofone.

 
"O ambiente de centro cirúrgico têm como característica ser um ambiente fechado e restrito, no qual o profissional fica confinado por muitas horas sem contato com o ambiente externo", ressalta Alessandra.
 
Agora, 35 armários com 300 divisórias - 20 a mais-, compõe o vestiário feminino com 320 usuárias do CC geral e 32 no CC ambulatorial. Quanto ao vestiário masculino, são 30 armários com 215 divisórias - 51 a mais - e 280 usuários, no CC geral e 22 no CC ambulatorial.
 
A utilização dos armários é dividida em duas modalidades: uso rotineiro, em que são usuários profissionais da equipe de permanência e circulação diária nas unidades cirúrgicas; e o de uso rotativo, em que são usuários, pessoas que frequentam as unidades esporadicamente. Para esse último grupo, são disponibilizados 30 armários, alocados na recepção.
 
Os armários antigos, que estavam em uso há mais 20 anos no HC, foram realocados nos vestiários do primeiro andar do hospital, para uso de outros funcionários. Outra parte está disponível para departamentos que precisarem e entrarem em contato com o serviço de patrimônio.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save