Novas faixas melhoram fluxo de pacientes no HC

(19/02/2015) O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp finalizou a atualização das faixas de sinalização da área interna do hospital, com a finalidade de melhorar a orientação de pacientes e visitantes. Ao todo, a unidade hospitalar conta agora com 3km de faixas, que percorrem os pavimentos do primeiro, segundo e terceiro andar. O custo da adesivação ficou em R$ 60 mil, com recursos do próprio hospital.

A atualização facilita que o paciente encontre locais sem o auxilio de outras pessoas e de maneira mais rápida, o que otimiza o tempo das pessoas dentro do hospital e acelera o fluxo pelos corredores. Além disso, as faixas requerem menos manutenção e dão a informação precisa de que o paciente necessita. O material é de fita vinílica, antiderrapante e possui um adesivo de proteção que aumenta a vida útil. Cada faixa possui 12cm de largura.
 
“Houve algumas mudanças, que vão aliviar o fluxo nos corredores e evitar tumulto de pessoas em certas áreas”, explica o engenheiro Mário Cesar Fernandez de Salles. Uma das mudanças se refere à individualização de faixas, que indicam um ou dois ambulatórios no máximo.
 
Para que elas não se cruzarem, ficou estabelecido que o fim de uma faixa dará início a outras, como é o caso da área de procedimentos especializados, que costumava ser uma das mais complicadas para os pacientes se orientarem. Por exemplo, agora a faixa azul, com início na entrada do 2º andar, termina em uma ramificação de outras sete (essas com 5cm de largura especificamente), que indicam os locais para exames como ecocardiograma e broncoscopia (foto).
 
A sinalização no HC existe desde a inauguração em 1985 e por isso, não contemplava certas informações ou serviços novos que, com o tempo, foram surgindo de reformas e mudanças. O hospital se beneficia com o projeto à medida em que se moderniza e se atualiza, uma vez que ele pode ser atualizado também. Ao todo, 11 cores são usadas na atual sinalização.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save