Superintendência promove 1ª Semana da Qualidade

(02/12/2016) A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp, com o apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde promove, nos dias 05 e 06 de dezembro, no anfiteatro do 3º andar, a 1ª Semana da Qualidade do HC. O objetivo do evento é a integração profissional, para estimular os colaboradores a refletirem sobre gestão de qualidade em saúde, segurança do paciente e excelência na prestação dos serviços de assistência.
 
“Os temas da 1ª Semana da Qualidade do HC vem de encontro à necessidade das instituições de saúde colocarem a cada dia, cada vez mais foco na sua missão, visão e valores para cada vez mais se preocuparem com a excelência no processo assistencial, retornando para a sociedade de forma responsável e comprometida o resultado de seu trabalho”, afirmou a enfermeira Flora Marta Giglio Bueno, Gestora de Segurança do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Gerente de Risco da Rede Sentinela - ANVISA.
 
No dia 05 de dezembro, das 11h Às 13h, será realizada a dinâmica “Vamos compartilhar nossa prática?” no 1º andar do HC, próximo à sala de descanso. No período da tarde, das 14h30 às 16h, acontece a mesa redonda “Qual é o hospital que eu quero hoje?”, com os palestrantes Prof. Dr. Gonzalo Vecina, Prof. Dr. Edison Bueno e moderação do Prof. Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.
 
No segundo dia de evento, 06 de dezembro, será promovida a mesa redonda “O compromisso das Graduações com o Programa de Qualidade e Segurança do Paciente do HC/UNICAMP”, proferida pelos palestrantes
Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho (Curso de Medicina), Profa. Dra. Christiane Marques do Couto (Curso de Fonoaudiologia), Profª Drª Edinêis de Brito Guirardello (Vice presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Enfermagem), Prof. Rodrigo Ramos Catharino (Curso de Farmácia), Prof. Dr. Ricardo Mendes Pereira (Residência Médica), Profa Dra. Luciana de Lione Melo (Residência Multiprofissional), com a moderação do Prof. Dr. César Aparecido Nunes, da Faculdade de Educação da UNICAMP.
 
Núcleo de Qualidade
 
O Programa de Qualidade do HC (QUALIHC) foi criado em 1997, por um grupo de facilitadores da qualidade, composto por funcionários que cursavam o mestrado em Gestão da Qualidade UNICAMP, e desde então passou por várias etapas.
 
Em 2000, criou-se a Assessoria da Qualidade, centrada no redesenho dos processos de trabalho, baseada na metodologia Rummler & Brache, cuja experiência na aplicação desencadeou a elaboração de um curso de Gestão por processos (GEPRO). 
 
Em 2006, a Assessoria passou para Comitê Técnico de melhoria da qualidade. “Junto a esse momento, realizamos um curso de gestão hospitalar um método de co-gestão, no qual os conjuntos de trabalhadores e gestores buscam a qualidade na produção de saúde, compreendendo a saúde como direito social”, explicou a enfermeira Rosemary de Oliveira, do Núcleo de Qualidade do HC.
 
Nesse ano, o programa passou a se chamar Núcleo de Qualidade, propondo ser uma conseqüência de uma ação gerencial integrada, sistêmica e coerente que crie condições para que a ação assistencial se dê com qualidade entre os diversos serviços.
 
“Pretendemos que a qualidade seja uma preocupação de todos na instituição e não só de um setor, não queremos ser um programa ou projeto apenas. O nosso objetivo principal é garantir que o melhor atendimento possível seja prestado e que a assistência oferecida aos pacientes seja segura, não só em termos de resultados, mas também do processo. Portanto, buscaremos estabelecer cultura da qualidade, segurança e humanização articulada com o núcleo de segurança em saúde; realizar avaliações internas nas áreas para corrigir os processos de trabalho e estrutura física; criar conselho da qualidade; elaborar regimento do núcleo de qualidade; - melhorar a comunicação e implantar modelo de excelência do Compromisso com a qualidade Hospitalar (CQH)”, finalizou Rosemary.
 
Núcleo de Segurança do Paciente
 
A Portaria GM/ Ministério da Saúde nº 529/2013 instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.
 
Entre as metas internacionais sugeridas pela OMS para o Núcleo de Segurança do paciente estão a identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.
 
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HC, por meio de seu Plano de Segurança do Paciente – PSP, tem como objetivo planejar, coordenar e promover ações direcionadas à segurança do paciente em parceria com todas as áreas e profissionais do hospital, seguindo as diretrizes da RDC 36/13. O NSP está ligado à Superintendência do HC e é coordenado pela Coordenadoria de Assistência.
 
De acordo com Flora, as ações do NSP do HC buscam, por meio das notificações recebidas e por ações educativas constantes, mitigar a ocorrência de eventos adversos, que além trazer conseqüências ao paciente, tem um importante impacto em custos para a instituição. “Tais ações, além de cunho educativo e não punitivo, promove a construção da cultura de segurança entre os profissionais de todas as instâncias de responsabilidades na instituição, bem como contribui para o entendimento de como ocorrem as falhas e possíveis danos e orientam para as mudanças nos processos e práticas assistenciais para melhoria continua da qualidade dos serviços oferecidos à população”, pontuou a gerente de risco.

 Caius Lucilius com Isabelle Mancini

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

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