Hemocentro comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

(28/11/2016) O Hemocentro de Campinas comemorou na manhã de 25 de novembro o Dia Nacional do Doador de Sangue. A festividade, que contou com apresentações musicais e decoração especial, teve o objetivo de homenagear publicamente as pessoas que com o altruísmo, praticam um ato de solidariedade e garantem a sobrevivência de pacientes, muitas vezes em estado crítico.
 
De acordo com o diretor de coleta do Hemocentro, Vagner de Castro, as doações em 2016 se mantiveram estáveis em relação aos anos anteriores. A campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue acontece justamente no final de novembro, por estar próxima às festas de fim de ano, época em que as estoques já chegaram a cair cerca de 70%. “A data proporciona um aumento no número de doações, que auxilia no equilíbrio da quantidade de sangue estocado no final do ano. A campanha é realizada anualmente para movimentar as pessoas”, explica Vagner.  
 
A comemoração contou com a presença do atleta campeão Olímpico e Mundial de Vôlei, Maurício Lima, doador especial que cedeu o uso de sua imagem para a campanha de 2016. Para o esportista, é muito significativo poder divulgar o quanto é valiosa a campanha de doação de sangue. “É de suma importância estar cada vez mais propaganda o bem, tem um valor muito grande, pois muitas vezes a vida não espera e você com um simples ato de doação pode salvar muitas vidas. Temos que cada vez mais divulgar, para o povo brasileiro ajudar”, pontuou Maurício.
 
Doações de Sangue

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 18 e 69 anos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou depois da doação, não estar em jejum, fazer um lanche leve, evitar alimentos gordurosos e refeições completas (almoço, jantar) nas 3 horas que antecedem a doação, não ter feito endoscopia há menos de seis meses e tatuagem ou piercing há menos de um ano. É obrigatória a apresentação de documento com foto.

Caius Lucilius com Isabelle Mancini

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Imagem: Antoninho Perri 

Tags: 
Share/Save