Semana do Idoso no HC teve diversas atividades

(04/10/2016) O Ambulatório de Geriatria e Serviço Social do HC da Unicamp promovem, de 3 a 7 de outubro, a Semana da Pessoa Idosa 2016 – Nenhum direito a menos.  Realizado anualmente desde 2004 no HC, o evento celebra o Dia Internacional do Idoso, lembrado em 1º de outubro. De acordo com Ana Maria de Arruda Camargo, assistente social e integrante da equipe multidisciplinar do ambulatório de geriatria, a semana tem como objetivo chamar atenção para os direitos, conquistas e desafios que enfrentam as pessoas idosas na sociedade, na família e nas políticas sociais. Entre o público alvo, estão usuários idosos atendidos no HC/UNICAMP, funcionários, profissionais e pessoas interessadas no tema.

A abertura da semana aconteceu no dia 03 de outubro, no anfiteatro do hospital, com a apresentação dos corais ‘Flor da 3ª idade’ do HC/Unicamp e ‘Vozes da Saúde’, da Unidade Básica de Saúde do Jardim São Marcos. A cerimônia contou com a palestra sobre o tema “Direitos da Pessoa Idosa: Nenhum a menos”, proferida por Vera Luzia Fritz, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Valinhos e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo. Os idosos participaram de um momento de atividades corporais, ministradas por Tiago Rodrigo Biasoli, terapeuta ocupacional.

Entre os dias 4 e 7 de outubro, serão realizadas oficinas com os idosos nas salas de espera dos ambulatórios. Os temas trabalhados nas oficinas serão “Direitos das pessoas idosas”, desenvolvido pelo Serviço Social, “Memória” e “Prevenção de quedas”, elaborado por alunos da pós-graduação em gerontologia. No dia 6 de outubro, o Coral Flor da 3ª Idade do HC/Unicamp realiza apresentação no estacionamento do 3º andar, durante a celebração da Festa da Primavera, realizada pelo NUVOHC, Serviço Social, Núcleo Interno de Regulação, Departamento de Enfermagem, Central de Material Esterilizado e Enfermaria de Pediatria do HC.

O Hospital de Clínicas desenvolve um trabalho de educação e saúde com o Grupo Flor da 3ª Idade, que integra a equipe multidisciplinar do ambulatório de geriatria. Este grupo existe há 21 anos e agrega usuários de diversos ambulatórios e idosos da comunidade. “Alguns integrantes deste grupo também participam do Coral Flor da 3ª Idade, que faz apresentação para a comunidade interna e também participa de eventos externos”, explica Ana Maria de Arruda Camargo, coordenadora do grupo e coral Flor da 3ª Idade. As atividades acontecem quinzenalmente com reuniões temáticas, atividades de cultura e lazer, ensaios e apresentação do coral, passeios e participação em eventos e discussões sobre os direitos das pessoas idosas e cidadania.

“Os idosos que freqüentam estes grupos participam ativamente da Semana da Pessoa Idosa, assim como os que participam das oficinas temáticas que ocorrem nas salas de espera de consulta dos ambulatórios e outros idosos da comunidade” afirma Ana Maria. No decorrer da semana, é esperada a participação de aproximadamente mil idosos. 

Caius Lucilius com Isabelle Mancini

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save