Novos focos cirúrgicos de LED aumentam qualidade cirúrgica

(15/08/2016) Sete salas do centro cirúrgico do Hospital de Clínicas da Unicamp, estão sendo preparadas para receber novos focos cirúrgicos equipados com tecnologia LED de última geração, alto desempenho e uma iluminação ideal para tecidos sensíveis ao calor, como cirurgias cardíacas e transplantes. Três salas estão prontas com equipamentos do fabricante Trilux adquiridos por R$ 101.123,00 cada, totalizando R$ 303.369,00. Os recursos são do Programa de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.
 
Como explica Paulo Roberto Martinussi Pedro, engenheiro do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Faculdade de Ciências Médicas, o maior diferencial dos novos focos é a alta luminosidade rica em contrastes que não compromete os tons de vermelho. “São duas cúpulas de 160.000 lux cada, com os maiores índices de reprodução de cor da categoria - 93%, ou seja, os focos com uma iluminação natural que não distorcem as cores, além de mais duráveis e com baixo consumo energia”, detalha Martinussi Pedro.
 
Os três modelos já instalados no teto das salas cirúrgicas do HC, permitem liberdade total de movimento aos profissionais e graças a luz fria, sem calor infravermelho, evita problemas na área da cabeça do cirurgião ou do instrumentador, proporcionando mais conforto em procedimentos de longa duração, como os transplantes. Dependendo do tipo de cirurgia, o campo cirúrgico permite um ajustamento das cores com um campo focal mínimo de 15 centímetros e paralelismo de feixe maior que 80 centímetros homogêneos.
 
Os focos comportam câmeras de alta resolução com 1080 linhas, ou seja, possibilitam imagens em full HD. “Um dos maiores diferenciais é o índice de reprodução de vermelho R9, que é de 90%. Este permite diferenciar artérias de veias, que dará mais segurança aos procedimentos cirúrgicos”, explica o engenheiro. As lâmpadas LED são eficazes e economicas com uma vida útil que pode chegar até 40.000 horas. Os outros quatro focos serão instalados nos próximos 60 dias.
 

Caius Lucilius com Isabelle Mancini
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 
Share/Save